Adaptação escolar dos filhos ou acolhimento dos pais?

January 30, 2018

 

          Para muitos pais, 2018 será um ano de grandes mudanças. Os filhos que até então estiveram debaixo de suas asas, iniciarão a vida escolar. O modo como as famílias reagem a essa nova fase da vida dos pequenos é bem distinta, assim como o comportamento de cada criança neste processo. As escolas, por sua vez, elaboram seus “planos de ação” ou, melhor dizendo, as suas estratégias para atender as múltiplas demandas.

          Em rodas informais com pais e mães, tivemos a oportunidade de verificar o real sentido desse processo para cada um deles. Identificamos, apesar das especificidades de cada família, a presença marcante da sensação de angústia pela separação, da insegurança e uma dose de culpa. São questões vinculadas à nossa consciência dos desafios que os filhos enfrentarão longe de nossos olhos atentos e se conseguirão agir e proteger-se diante dos perigos. Eles estão no mundo e precisam aprender a desbravá-lo sozinhos. É o início de uma jornada. A função dos pais é possibilitar a construção dessa trajetória.

          Talvez, um bom caminho para os momentos mais difíceis, seja o de rememorar. Visitar nossas próprias memórias dessa fase. Rever mentalmente a primeira escola, retomar as boas sensações desse período. Lembrar dos momentos únicos no espaço escolar com os amigos, dos lanches, das brincadeiras, do cheiro de tinta e cola nas mãos. Relembrar com prazer as suas experiências positivas pode ser o bálsamo mais eficaz na hora do sufoco. Respirar fundo, manter a calma e passar confiança é fundamental. Quem discorda que ser pai e mãe é um exercício diário de superação e reinvenção?

          Nervos sob controle, chega a hora de refletir sobre o processo de adaptação. É preciso ter em mente que cada criança reage de um jeito diante do mundo novo que lhe é apresentado. Cabe a nós, pais, transmitir segurança a elas, confiança na nossa escolha da escola e dos profissionais. Acolher com carinho o choro inicial de seu filho (caso aconteça), é fundamental. Mas cuidado para não ajudá-lo a protelar o seu processo de amadurecimento. Tenha calma, bom senso e paciência em doses extras nesse momento.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

A importância do ócio para a criança

December 29, 2017

1/2
Please reload

Posts Recentes

November 1, 2018

March 20, 2018

December 29, 2017

December 1, 2017

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • whatsapp

© 2017 EDUCA Todos os direitos reservado